Constantemente, livros, HQs e até mesmo games são fontes de inspiração para produções audiovisuais de sucesso. Em outras palavras, tudo pode virar uma ótima série ou filme hoje em dia!
Pensando nisso, a Geek Point preparou uma lista com 5 séries da Netflix baseadas em conteúdos dos mais diversos formatos. Ficou curioso? Então vem com a gente!
The Umbrella Academy
Em primeiro lugar, falaremos de “The Umbrella Academy”!
A princípio, a história dos irmãos Hargreeves foi contada em HQs criadas por Gerard Way (sim, o vocalista de My Chemical Romance!). Já Gabriel Bá, quadrinista brasileiro, é o responsável pelas ilustrações das comics.
Atualmente, a série está entre as originais da Netflix com melhor recepção do público.
Assim como nos quadrinhos, a história gira em torno de sete crianças nascidas no mesmo dia que, por razões desconhecidas, possuem habilidades muito especiais. Logo depois da morte do homem que os adotou ainda bebês, os irmãos se reencontram e descobrem surpreendentes segredos de família — além de uma ameaça iminente à humanidade.
Lucifer
Houve um movimento incessante dos fãs de “Lucifer” para que a Netflix salvasse a série do cancelamento por parte da Fox, emissora que a distribuiu inicialmente. Nesse meio tempo, a plataforma lutou para adquirir os direitos da mesma — e conseguiu! Assim, foram produzidas mais três temporadas.
Entretanto, antes do sucesso estrondoso nas telinhas, ela começou como HQs da “Vertigo”, um selo mais adulto da “DC Comics”.
Sendo suas HQs derivadas de Sandman, de Neil Gaiman, Lucifer interage com diversos personagens da DC em suas aventuras no papel. Por outro lado, isso não foi colocado em prática na série, já que nem a Netflix ou a Fox possuíam os direitos de outros personagens da editora.
Na história, Lucifer Morningstar renuncia o seu trono no Inferno para administrar uma ‘boate’ na cidade de Los Angeles. Entretanto, ele acaba se tornando consultor da polícia.
Arcane
Apesar de inspirada por “League of Legends”, “Arcane” conseguiu se desvencilhar totalmente do famoso game. A produção surpreendeu a todos não apenas pelo roteiro ou trilha sonora, mas também pelo visual que superou as expectativas.
Mesmo quem só conhece o famoso “LOL” de vista é cativado pela animação, que apresenta a origem de alguns dos campeões do game. “Arcane” conta a história de Jinx e Vi, duas irmãs lutando em lados opostos de uma guerra entre tecnologias mágicas e convicções incompatíveis.
Bom Dia, Verônica
Apesar do enorme sucesso, uma das maiores produções 100% nacionais da Netflix possui uma origem que muitos desconhecem.
Antes de dominar as telinhas, a trama de “Bom Dia, Verônica” era conhecida apenas pelo livro do autor Raphael Montes em conjunto com a criminóloga Ilana Casoy. Os autores conseguem criar um ambiente misterioso e de constante tensão, tanto no livro quanto na série.
Na trama, Verônica Torres trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo. A procura por um criminoso que usa as redes sociais para conhecer e violentar mulheres a leva até Janete, vítima de abuso físico e psicológico por parte do marido.
Clique aqui para conhecer o livro.
Sweet Tooth
Por fim temos “Sweet Tooth”, mais um material originado de quadrinhos da DC, bem como a história de “Lucifer”. Conquistando espectadores ao redor do mundo, a produção teve a segunda temporada confirmada pouco depois do lançamento da primeira.
Em outras palavras, a plataforma de ‘streaming’ soube logo de cara que precisaria dar continuidade à produção. Ela se tornou uma das séries da Netflix mais vistas na história, então a decisão não foi à toa, né?
Sendo muito bem executada, a atmosfera da produção consegue captar facilmente a atenção de crianças e adultos. Ela retrata a vida de Gus, um adorável menino-cervo. Apesar dos perigos do mundo pós-apocalíptico onde vive, ele sai em busca de um novo começo na companhia de um protetor rabugento.
Clique aqui para conhecer a HQ.
Definitivamente existem opiniões diversas sobre a ideia de “adaptação”. Por outro lado, as produções inspiradas por materiais prévios vêm sendo tão bem recebidas pelo público que com certeza não terão um fim tão cedo.
Diz aí: você gosta de adaptações audiovisuais? Quais as séries da Netflix inspiradas em outros materiais que mais te surpreenderam?
LEIA TAMBÉM: A História do Melhor Vilão da Marvel.