Se você é um fã engajado da cultura geek, sabe que a aceitação dos mangás Boys Love é crescente entre a comunidade.

Tá a fim de conhecer um pouco mais sobre o gênero? Então confira nossa lista com 5 BL para ler ainda esse ano!


O que é “Boys Love?”

Antes de mais nada, vamos entender este gênero. Também conhecidos como yaoi, os mangás Boys Love focam em relacionamentos amorosos entre dois homens e vêm ganhando cada vez mais força no Brasil. Por isso, a galera da Geek Point veio indicar alguns títulos incríveis para você conhecer! Bora?


Given

Capa oficial "Given".
Capa oficial “Given”.

SINOPSE: “Ritsuka Uenoyama é um guitarrista colegial com talentos de sobra, que por acaso conheceu Mafuyu Sato quando este o pede para trocar as cordas. Na mesma ocasião, Mafuyu pede para que Ritsuka o ensine a tocar guitarra, porém, o guitarrista não gostou muito da ideia. No entanto, ele se vê obrigado a mudar de opinião assim que ouve o canto estonteante de Mafuyu, a ponto de convidá-lo a fazer parte de sua banda.”

Se você curte histórias com bandas e aquele clima colegial, “Given” vai se tornar seu novo queridinho (pode confiar)! Além dos mangás de sucesso, a história ganhou uma adaptação para as telinhas em formato de anime em 2019.

Frame do anime Given.
“Given” — Anime.

“Given” é uma ótima opção para quem procura uma história de aquecer o coração. O clichê do casal com gostos diferentes é levado a outro nível nesse Boys Love super fofo que você com certeza vai amar!

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 18 anos.

Clique aqui para ler o mangá.


On or Off

Capa oficial "On or Off".
Capa oficial “On or Off”.

SINOPSE: “Yi-Young está construindo uma startup com seus amigos de faculdade. Eles têm a chance de apresentar sua proposta à SJ Corporation, uma das principais empresas do país. Mas na sala de reuniões ele vê Kang Dae-Hyung, o figurão extremamente bonito da empresa que é muito seu tipo e o coração de Yi-Young começa a disparar… O jovem de rosto bonito pode vencer tanto no amor quanto em sua carreira?”

“On or Off” foi uma das primeiras obras LGBTQIA+ da editora NewPOP. Além do romance (que não pode faltar, né?), este BL aborda o relacionamento de Yi-Young com suas amigas e outras tramas que, para o bom desenvolvimento do mangá, possuem tanta importância quanto a relação dos dois protagonistas.

Ilustração "On or Off"
Ilustração “On or Off”

Se você procura um Boys Love divertido, mas um pouco mais adulto que o anterior, “On or Off” tem tudo isso — e mais! — para entrar na sua lista de favoritos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 18 anos.

Clique aqui para ler o mangá.


Joy

Capa oficial "Joy".
Capa oficial “Joy”.

SINOPSE: O mangaka de histórias shoujo, Go Okazaki, luta diariamente para criar historias que emocionem as garotas. Ele trabalha duro com seu assistente, que também é um mangaka, Yusuke Akune. Certo dia, Go se surpreende ao descobrir que Akune é gay e recebe sua primeira proposta para desenhar uma história BL. Para poder criar sua história, Go finge que “gosta do Akune”, mas passa a se interessar cada vez mais por ele…

Um Boys Love sobre autores de Boys Love? É isso mesmo, produção?

“Joy” já chama nossa atenção de primeira pela metalinguagem, mas não para por aí! Com personagens interessantes e uma história simples e envolvente, este mangá tem uma abordagem um pouquinho mais pé no chão que os anteriores, apesar do clichê — que amamos — do protagonista que finge uma paixão pelo outro.

Ilustração "Joy".
Ilustração “Joy”.

Com um tom mais “inocente” e a abordagem de situações cotidianas, “Joy” consegue te prender até o final sem nenhuma dificuldade — especialmente pelo carisma de seus protagonistas. Os traços delicados casam perfeitamente com essa história leve e reflexiva.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 16 anos.

Clique aqui para ler o mangá.


A Flor Ranzinza e Sincera

Capa oficial "A Flor Ranzinza e Sincera".
Capa oficial “A Flor Ranzinza e Sincera”.

SINOPSE: “Um nome feliz destes não combina comigo”, é pensando assim que Yotsuba leva sua vida de estudante. Num certo dia de chuva, o floriculturista Souichi o aborda, pensando que ele estava prestes a sofrer um acidente e, vendo o estado ensopado do menino, leva-o até sua residência. Em contato com tamanha gentileza, Yotsuba acaba confessando “ser gay”. Perante a confissão de um segredo guardado há muito tempo, Souichi lhe dirige palavras gentis, mas ele também tem um segredo que guarda no fundo de seu coração…”

Gosta de mangás que abordam temas mais sensíveis e pessoais? Então este BL pode ser a escolha ideal para você.

“A Flor Ranzinza e Sincera” não está entre os mangás Boys Love que agradam o grande público, mas gerou muitas opiniões diversas sobre as quais vale a pena bater um papo. A falta de cenas mais adultas e a diferença de idade entre os personagens são alguns dos temas comentados por quem já leu a obra.

Capa e contracapa de "A Flor Ranzinza e Sincera".
Capa e contracapa de “A Flor Ranzinza e Sincera”.

Com uma premissa simples, “A Flor Ranzinza e Sincera” foca bastante na evolução dos personagens, abordando o desabrochar do amor e os conflitos de um adolescente comum como Yotsuba. Em resumo, é um BL que consegue abordar temas mais sérios de forma sutil e cuidadosa.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 18 anos.

Clique aqui para ler o mangá.


Lebre e Coelho

Capa oficial "Lebre e Coelho".
Capa oficial “Lebre e Coelho”.

SINOPSE: “Leon acaba de achar seu verdadeiro amor, mas como sua falta de noção não o leva pra lugar nenhum, sobra pro seu amigo, Franz, lidar com os pepinos. Parecia o plano ideal, porém, algo dá errado nesse processo… Conseguirá a lebre frenética conquistar aquele coelho tímido? Ou será que o jogo vai ficar na mão dos predadores? Rápido, Larry! Feche a porta e traga o machado!”

Com ilustrações super fofas e uma trama pra derreter qualquer coraçãozinho congelado, “Lebre e Coelho” foi originalmente compartilhada on-line. Contudo, a história fez tanto sucesso que, em 2021, a NewPOP entrou em contato com o autor para publicar a versão física! Demais, né?

Página "Lebre e Coelho".
Página “Lebre e Coelho”.

Sendo uma obra 100% nacional, “Lebre e Coelho” encanta com uma abordagem fofa e cuidadosa, sem envolver temas abusivos ou complexos. Dessa forma, é o tipo de mangá pra quem quer relaxar com uma história divertida e descomplicada depois de um dia super estressante.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 16 anos.

Clique aqui para ler o mangá.


E aí, já sabe quais desses mangás Boys Love terão um lugarzinho reservado na sua estante nesse 2022?

LEIA TAMBÉM: 5 MANGÁS QUE SE TORNARAM FILMES!