E aí fã de Tokyo Revengers, tá procurando outros mangás sobre gangues do Japão, onde vários personagens se enfrentam em lutas e problemas pessoais? Então hoje eu vou recomendar para você cinco obras que envolvem esse mundo dos delinquentes!
5. Great Teacher Onizuka – Tohru Fujisawa
Começando por um clássico, GTO envolve tanto comédia quando drama, durante a história acompanhamos Eikichi Onizuka, um ex-membro de gangue, e que faz de tudo para conquistar uma mulher, até mesmo virar professor, e é o que ela faz. Com essa decisão maluca Onizuka se encontra em uma escola cheia de delinquentes e alunos problemáticos.
Mas apesar de toda essa encrenca que o novo professor se meteu, as coisas começam a funcionar, já que Onizuka era um delinquente também poucas coisas o assustam, e no decorrer da trama ele descobre que gosta de ensinar e ajudar outras pessoas que estão passando por momentos tão difíceis quanto os dele.
4. Slam Dunk – Takehiko Inoue
Quem disse que encrenqueiro não pratica esportes? Em Slam Dunk a gente conhece um time de basquete cheio de delinquentes, principalmente o protagonista, Hanamichi Sakuragi, que acaba entrando na equipe para impressionar uma garota, mesmo não sabendo jogar nada de basquete, a não ser enterradas (daí o nome do mangá hahaha).
Durante a história a gente vai conhecendo outros personagens tão legais quanto o Sakuragi, como o Ryota, o Mitsui e assim por diante. Mas, vale lembra que o mais importante nessa obra é como uma equipe pode crescer muito se for unida e como amigos são importantes em qualquer momento não importa que tipo de pessoa você seja.
3. Sanctuary – Sho Fumimura & Ryoichi Ikegami
Indo para um mangá mais adulto, agora os protagonistas não são apenas de gangues próprias, mas sim da Yakuza, nessa história acompanhamos dois amigos de infância que decidem mudar o rumo do Japão e de suas vidas a partir de uma partida de jokenpô, isso mesmo que você leu. Esse jogo determinou quem iria se infiltrar no governo e quem iria fazer parte de gangues e do submundo. Os dois amigos tomaram essa iniciativa após terem sobrevivido aos “Campos da Morte” no Camboja, onde mais de um milhão de pessoas morreram na vida real. E com esse ódio e busca por vingança a dupla enfrenta diversos problemas para derrotar o governo e, ao mesmo tempo controlar o cenário do crime.
2. OUT – Iguchi Tatsuya & Mizuta Makoto
Nesse mangá acompanhamos o protagonista, Tatsuya Iguchi, um delinquente em busca de redenção, mas que acaba sempre se envolvendo em uma briga de rua e gangues.
Este mangá mostra o quão violento o mundo das gangues pode ser, mesmo tendo um começo “calmo”, com o passar dos capítulos mortes e conflitos vão acontecendo cada vez mais, mas tudo isso feito com um bom roteiro e personagens que criam uma relação com o leitor, de intimidação, mas ao mesmo tempo de compaixão.
1. Bakuon Rettou – Tsutomu Takahashi
Por fim um dos meus mangás favoritos, Bakuon Rettou conta a história do Kaze Takashi, um delinquente que acaba se envolvendo em uma gangue chamada “Zeros”, e por conta disso faz amizades com várias pessoas, seu amor por motocicletas e motos cresce cada vez mais e assim por diante. Mas, como nesse mundo de violência nada são flores, os problemas surgem na vida de Takashi de uma vez, ainda mais por ele estar sempre envolvido por más influências.
No final das contas, esse mangá tem uma grande inspiração no livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, e mostra de um jeito bem realista como as gangues funcionam, e como a vida do protagonista é conturbada, mas ainda tendo pessoas com quem ele pode contar.
Conclusão
Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem todos esses mangás são tão bons quanto Tokyo Revengers!