Um dos gêneros que vêm crescendo a cada dia no meio dos mangás, é o gênero horror. E se tem um autor que é especialista neste assunto, é o nosso querido Junji Ito.

Ainda não o conhece? Então este artigo é para você!

Biografia

Junji Ito nasceu em Gifu, no Japão, em 1963. Desde muito novo ele foi inspirado a desenhar, pelas suas irmãs que já eram desenhistas. Crescido no campo, o banheiro de sua casa era localizado no final de um túnel onde havia sempre muitos insetos, o que contribuiu para sua imaginação na hora de escrever sobre os seus contos e desenhos como hobby, atividades que só se tornaram profissionais após os seus 30 anos de idade, em 1987.

O horror e Ito

Quem é Junji Ito e por que você deve ler os mangás de horror dele | Super

Quem acompanha os seus contos, consegue identificar facilmente de onde vêm suas inspirações. Ele é um grande fã de Kazuo Umezu e do escritor estadunidense H.P Lovecraft (outro grande autor de contos de horror!).

Quando se trata de horror, os mangás acabam sendo limitados. Ao contrário de filmes e séries de terror, que utilizam de recursos fotográficos e auditivos para transmitir emoções, com o livro não é assim. E isto, o escritor sabe fazer muito bem (diga-se de passagem), ele consegue transformar uma situação cotidiana em um sentimento de tensão, apreensão pelo desconhecido e do que pode acontecer na história. Deixando os seus leitores em choque a cada página.

Mangás

Resenha: "Fragmentos do Horror" de Junji Ito

O seu primeiro mangá Tomie publicado entre os anos de 1987 a 2000, é uma história que gira em torno da personagem principal, Tomie. Muitas vezes pode ser vista como uma “entidade maligna”, a princípio o mangá não deixa claro de onde ela vem, e qual é o seu propósito. (Que medo não? rsrs)

O lançamento foi muito bem sucedido, e fez com que Junji Ito ganhasse o prêmio Umezu Award.

Uzumaki também está entre suas obras mais populares, em que uma pequena vila passa a ser aterrorizada por espirais sobrenaturais e Kirie Goshim a protagonista que é uma estudante do colegial, começa a perceber que sua cidade tem um grande fascínio por esses espirais.

Outro grande lançamento é Fragmentos do Horror que conta 8 contos de horror, e cada um contém uma especificidade que deixa os leitores horrorizados (um dos melhores!).

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o mestre do horror? Temos os mangás disponíveis em nosso site.

Escrito por

Caroline Andrade

Apaixonada por cultura pop/geek!