o Guia do Mochileiro das Galáxias

Já ouviu alguém falando sobre o “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da Toalha”? Quer descobrir o que significa esse evento e não sabe por onde começar? Suas dúvidas irão embora depois desse artigo!

Separamos para você tudo que precisa saber sobre o Dia da Toalha e curiosidades que você nem imaginava sobre essa dia tão especial no mundo nerd.

Como surgiu

Dia da Toalha

O Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, é uma data comemorativa criada para homenagear Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Douglas Adams era um autor e comediante britânico. O autor faleceu em 11 de maio de 2001 por problemas cardíacos, e foi a partir daí que seus fãs sentiram a necessidade de homenagear toda sua história.

O evento, porém, foi decidida às pressas. Os fãs do autor criaram diversos fóruns para decidir o que iria representar essa data e qual seria sua referência, mas após a falta de consenso, decidiram que seria na data mais próxima, após duas semanas de sua morte, em 25 de maio.

A Referência

Dividindo a mesma data, em 2006 na Espanha, houve pela primeira vez o “Día del Orgullo Friki”, que seria o Dia do Orgulho Nerd. A data defende o direito de toda pessoa ser um nerd/geek e para promover cada vez mais essa cultura.

Usar a toalha como referência para o Dia da Toalha é graças à uma página inteira da obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Douglas Adams cita a importância da toalha para os “viajantes das galáxias” se protegerem.

Adams descreve diversas situações onde uma toalha poderia ser útil e salvaria sua vida de uma forma muito engraçada. Por exemplo, você pode “enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz)”.

Por coincidência, além das referências à toalha, a data ganhou força após o primeiro episódio de Star Wars. O filme foi lançado em 25 de maio de 1977, nos cinemas dos EUA.

Pegue sua toalha e comemore essa data!

Aproveite que você já sabe tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd e comemore em grande estilo! Você pode adquirir produtos geeks incríveis clicando aqui.

Leia também: Mangás para ler semelhantes a Harry Potter.