A maioria das pessoas, durante um certo período de tempo, provavelmente já tiveram que ler um livro clássico, seja na escola, na faculdade, por causa de vestibular etc. Por conta disso, um padrão nasceu e foi imposto nesse tipo de leitura onde “todo livro clássico é difícil/chato”, e assim muita gente nem sente vontade de ler mais de um u até mesmo nenhum.

Mas, adivinha? Hoje a gente aqui da Geek Point vai te dar umas dicas de livros clássicos fáceis, e que vão te ensinar muito!

1. E Não Sobrou Nenhum – Agatha Christie

Se você ama mistério e tensão, se prepara para essa leitura! Esse livro é um dos queridinhos dos fãs da aclamada, Agatha Christie, ele retrata a história de dez pessoas que não se conhecem e estão em um lugar chamado, Ilha do Soldado, lá uma voz enigmática “joga na rodinha” todos os segredos e fatos passados dos personagens da trama, e assim num piscar de olhos, todo mundo passa a desconfiar um do outro.

A leitura é bem fácil, e você vai ficando cada vez mais impressionado com as charadas da escritora!

2. O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger

Ser adolescente não é fácil, isso é um fato! A gente sofre com a escola/faculdade, trabalho, amizades e namoros, e até uma série incompleta vira um problema (hahah). E é por esse período difícil que o protagonista, Holden Caulfield, um jovem de 16 anos está passando. Ele decide largar a escola, devido a suas notas, que não estão lá grande coisa, e antes de ter que enfrentar o sermão gigantesco que seus pais, começa a pensar na vida enquanto dá uma caminhada.

Pode parece uma sinopse simples e sem graça, mas os acontecimentos na vida de Holden podem ser muito parecidos com os acontecimentos na vida de qualquer um! Enquanto você lê, vai pensando “nossa eu também já passei por isso”, e assim um carinho imenso pela leitura vai nascendo. 💙

3. A Metarmorfose – Franz Kafka

Você provavelmente já viu alguém comentando por aí, ou até mesmo um meme, sobre uma pessoa se transformando em uma barata, e adivinha só? A referência vem desse livro! Logo em seu começo, a gente vê a transformação do protagonista, Gregor Samsa, de um homem para um inseto, fazendo com que momentos medonhos, inacreditáveis e engraçados aconteçam!

Apesar dessa sinopse trazer uma impressão de uma história super fantasiosa, muitos leitores comparam a situação de Gregor, com doenças e problemas tanto mentais quanto sociais, um exemplo é quando depois da metamorfose o protagonista nem mesmo se abala, o que associam com depressão.

Assim, quando você lê este livro enxerga a sociedade atual, mesmo ele sendo um clássico. Além disso, apreciará a escrita de Kafka, e poder dizer com orgulho que já leu um livro do autor (hahah).

4. O Pequeno Príncipe – Anthonie de Saint-Exupéry

Esse livro muitas vezes é pedido nas escolas (eu, por exemplo, tive que ler), e grande parte das vezes é visto como uma leitura infantil, mas na verdade ele é muito mais que isso! A história retrata a queda de um piloto com seu avião no deserto, nesse lugar ele encontra uma criança que diz ser de outro planeta, assim, ambos perdidos nesse monte de areia começam a pensar em suas vidas e em seus valores, passando por momentos alegres, tristes, fantasiosos etc.

Assim como o piloto da história, o autor do livro, também comandava um avião que caiu no deserto do Saara, e lá Anthonie sofreu com alucinações, fome e sede, até ser encontrado, por conta disso uma base para o livro nasceu! Além desse acontecimento, o escritor passou por diversas outras situações, como servir na Segunda Guerra e assim por diante, o que provavelmente o inspirou muito.

5. Dom Casmurro – Machado de Assis

E por fim, a última dica vai ser de um clássico brasileiro! Quem nunca ouvi falar de Dom Casmurro, né? Esse livro conta a história de Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho, e de Capitu, menina pela qual o protagonista se apaixona ainda novinho, também narra como ele fez para escapar de certas presepadas (exemplo: virar padre), e manter a relação com Capitu. Mas, aí você pensa “por que o livro se chama assim?”, bom isso se dá pelo grande enigma da obra, sobre a suposta traição de Capitu com o melhor amigo de Bentinho, Escobar.

Dizemos que a traição é “suposta” já que o livro se passa em 1ª pessoa, ou seja, temos a mesma visão de Bentinho para tudo, e pode ser que a “deslealdade” de Capitu tenha sido tudo coisa da cabeça dele. Mas, apesar de tudo isso (que só complementa para história), Dom Casmurro é um dos grandes clássicos brasileiros comentados até hoje, e pode acreditar, a leitura é fácil! (Obrigada, Machado de Assis!)

Enfim, agora toda vez que cair a pergunta na sua prova “O que Machado de Assis quis passar com os olhos de ressaca da personagem Capitu?” lembre dessa leitura!

Conclusão

Espero que tenham gostado das dicas, esses livros são todos muito legais e ensinam bastante, Dom Casmurro é até mesmo um dos meus livros favoritos da vida! Assim, daqui a um tempo você vai poder ler clássicos difíceis, como Guerra e Paz de Tolstói, e não pensar “meu Deus, que livro chato”, e sim aprender com eles!