Pode parecer complicado no começo, mas é “mamão com açúcar” ler um mangá!


Nossos queridos mangás são originalmente publicados com a leitura oriental, pelo simples fato de que no Oriente, o modo de ler é diferente do nosso. Lá, o que consideramos o fim é na verdade o começo, por isso as histórias começam pela “última” página. Isso pode confundir muito a nossa cabeça, já que não estamos acostumados com essa forma de leitura.

Além disso, existe uma ordem correta referente aos balões de fala. Você já deve ter sofrido pra tentar entender qual você deveria ler primeiro, né? Pois então, eu venho aqui te explicar passo a passo de como ler um mangá. Bora lá?!

Passo 1

Pode parecer óbvio, mas você sempre começa a ler um mangá pelo “fim”. Se você abrir na primeira página (como em algum livro comum), você estará no final da história. Geralmente tem um aviso se você começa a ler pelo lado errado:

Como ler um mangá
Primeira página do mangá “One Piece”

Passo 2

Repita como um mantra essas palavras :

“Comece SEMPRE de cima pra baixo e da direita para a esquerda

Como ler um mangá
Siga as setas para entender melhor!

Mesmo que, ao ir passando as páginas, alguns quadros pareçam mais chamativos que os outros, sempre continue seguindo essa ordem. Você começa pelo quadrinho no topo da direita e segue todavia.

Passo 3

Por mais que pareça difícil, os balões de fala seguem a mesma regra. Você sempre começa pelos balões da direita, continua pra esquerda e vai descendo, observe:

Como ler um mangá
Observe atentamente as setas!

As vezes pode acontecer de ter muitos balões amontoados, e tudo pode parecer muito confuso, mas saiba que nada muda. Se você continuar seguindo “o mantra”, tudo dará certo!

A ordem NUNCA muda!

Não se desespere! Se você nunca teve contato com um mangá antes, fique sabendo que não é tão assustador como parece, em pouco tempo já vai estar craque nisso!

Agora, se você já tentou ler e reler, mas nunca conseguiu entender de fato o que estava acontecendo, essas regras vão te auxiliar na hora da leitura. Você encontra os melhores mangás para a sua leitura clicando aqui!

ASSISTA AO NOSSO VÍDEO EXPLICATIVO:

@geekpointoficial

No começo pode parecer impossível, mas na verdade é mamão com açúcar ! #geek #geekpoint #nerd #manga #anime

♬ som original – Geek Point

Escrito por

GeekBella

Futura Mangaká.

Work at Geek Point.

"Geek com muito orgulho!"