Sim, você não leu o título errado (hahah), se você está passando um perrengue na matéria de História na escola, pega essas dicas de mangás que se passam durante períodos marcantes da trajetória humana!

5. Rurouni Kenshin (Samurai X) – Nobuhiro Watsuki

Começando com um clássico, nosso querido Rurouni Kenshin mais conhecido como “Samurai X”, retrata muito bem o final dos anos 1800 no Japão, durante a Era Meiji.

Nessa narrativa, seguimos o personagem Kenshin Himura, um dos melhores assassinos do Japão, que decide abandonar sua espada e manto após tanta chacina e batalhas. Porém, como nada na vida é tão fácil assim, depois da parada desse grande samurai, alguns criminosos começam a aparecer e mais mortes são causadas, e por conta disso uma acusação cai sobre o Himura, que precisa provar sua jura de nunca mais matar ninguém.

Além da ambientação durante o passado no Japão, algumas figuras reais e famosas aparecem, como o memorável samurai Saito Hajime, e também outras personagens que ajudaram na construção da história real do país fazem parte do mangá/anime. Essa obra é tão boa e fiel que até mesmo possui adaptações para filmes (que também são ótimos)!

4. Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços) – Keiji Nakazawa

Se você nunca leu um mangá dos anos 70, aproveita e leia Gen! Esse mangá retrata a história de Gen Nakaoka e sua família, que estão passando pelo período turbulento da Segunda Guerra Mundial, e além disso (para piorar), moram em Hiroshima.

Uma explicação bem resumida do que aconteceu na cidade japonesa de Hiroshima: em 1945, perto do fim da Segunda Guerra, este local foi o primeiro do mundo a ser arrasado pela bomba atômica, chamada “Litte Boy”, lançada pelos Estados Unidos, resultando em muitos mortos e feridos, e entre essas pessoas prejudicadas estava a família de Gen, que por um milagre conseguiu escapar dessa enorme tragédia (no mangá obviamente).

O mangá descreve muito bem a tristeza e miséria na qual as pessoas daquele período tiveram que enfrentar. Um clássico para leitores que querem chorar e, ao mesmo tempo, aprender.

3. Vinland Saga – Makoto Yukimura

Se você já assistiu a série “Vikings” e gostou, então vai amar Vinland Saga! Voltando só um pouquinho para o século XI na Inglaterra, nós acompanhamos a história do personagem Thorfinn, um viking, que busca por vingança (não vou dizer a razão) e acaba encontrando figuras poderosas e temíveis durante sua batalha pessoal.

Apesar do mangá não trazer personagens reais, o ambiente em si retrata muito bem a era viking, desde seus meios de luta até como as pessoas se comunicavam naquela época, e além disso é um dos mangás que traz o melhor desenvolvimento de personagem (Thorfinn perfeito!).

2. Vagabond – Takehiko Inoue

Trazendo mais um samurai para nossa lista, e um bem famoso por sinal, nós temos a história do personagem Takezo (que mais tarde se torna Musashi), ao lado de seu amigo Matahachi, durante o período de 1600 d. C., no Japão. Ambos enfrentam várias batalhas, como a de Sekigahara, por exemplo. Mesmo saindo juntos nessa aventura, os dois amigos acabam seguindo caminhos diferentes, mas cheios de incertezas.

Esse mangá, além de ter um traço perfeito, o mangaká retratou muito bem, mesmo que ficcionalmente, a história do melhor espadachim do Japão, e outros personagens tão legais e profundos quanto Musashi são apresentados ao longo de vários capítulos.

1. Innocent – Shinichi Sakamoto

Revolução Francesa é uma aula obrigatória em toda escola, durante dias você estuda sobre jacobinos contra girondinos, sobre Maria Antonieta, Rei Luis XVI, e assim por diante, depois de tudo isso uma prova, tenho certeza que você fica de saco cheio sobre o assunto (eu era assim hahah).

Mas se você quer conhecer essa história de um jeito não tão entediante, cheio de personagens legais, importantes e de maneira realista, então você precisa ler Innocent! O mangá retrata o período pré e pós Revolução Francesa, e também os conflitos internos da família Sanson, que era formada por carrascos (pessoas que matavam criminosos) e que foi real!

Apesar de ser um mangá, o autor, conseguiu trazer perfeitamente os eventos reais na sua história, como exemplos: a invenção da guilhotina, a pobreza do povo francês da época, a revolta que o colar de diamantes da rainha trouxe para o país, as esquisitices da família real, a criação dos jacobinos e girondinos, o papel de figuras icônicas, etc. E tudo isso com um traço perfeito e personagens melhores ainda!

Conclusão

Agora você vai poder aprender História de um jeito legal e interessante! Mas não deixa de estudar com o livro da escola também (hahah) ele é super importante. Espero que você goste das dicas e aproveite para conhecer essas obras incríveis cheias de reviravoltas e momentos importantes para história da humanidade, e que consiga usar nos seus trabalhos e provas e dar aquela aumentadinha na sua nota!