O sucesso que repercute há mais de 150 anos, e hoje você vai conhecer um pouco dela. Quem nunca leu histórias em quadrinhos ou HQs (para os íntimos)?

Uma das características da HQs é o fato de narrar histórias através de desenhos e textos subsequentes, chamada futuramente de arte sequencial.

A HQs moderna, por incrível que pareça, é mais antiga do que podemos imaginar. Começou em 1895, com Richard Outcault, considerado inventor das tirinhas moderna em Nova York. O artista fez tanto sucesso com as tirinhas Yellow Kid que grandes jornais do País entraram em pé de guerra para tê-lo. Espertinhos, não?!

Desenho Yellow Kid

Certamente, Richard não foi o inventor das histórias em quadrinhos, pois elas vêm de muito antes e pegam raízes das pinturas pré-históricas que, tinham como ideia comunicar como eram suas caçadas, por exemplo. Além disso, tais culturas como a egípcia e a grega, já contavam suas histórias por desenho.

Contudo, Outcault bebeu da água dos antepassados, inovou colocando balãozinho na imagem e criando assim a história em quadrinho que conhecemos hoje.

Brasil e história em quadrinhos:

Nosso país não fica de fora desse sucesso, pois é considerado até uma referência.

Uma das primeiras histórias é contada por meio de ilustração e legenda, tal como, “As Aventuras De Nhô Quim”, de Angelo Agostini, de 1869, onde narra a história de Nhô Quim que se apaixona por Sinhá Rosa, mas seu pai desaprova o relacionamento.

Na tentativa de fazê-lo esquecer a amada, é mandado para a Corte. Ingênuo e trapalhão na grande e nova cidade, isso não será nada fácil para ele.

As Aventuras De Nhô Quim

História em quadrinhos na atualidade:

Hoje em dia contamos com ajuda da tecnologia para contar histórias de maneiras ainda mais épicas, e a diversidade literária dentro das histórias em quadrinhos se tornou maior, ainda bem!

Com a popularização do assunto foram criadas: feiras literárias, Comic Con Experience e premiações. E não podemos esquecer que o sucesso é tanto, que algumas histórias foram materializadas para as telonas, como Os Vingadores.

Acima de tudo, compartilhe com outros amigos e familiares para conhecer mais desse universo.