O Cyberpunk é um tema presente em diversas categorias de mídia, como em filmes, livros, ‘podcasts’, HQs, e é claro em mangás! Então, eis então a questão: o que é “Cyberpunk”?

O Cyberpunk, é um dos vários subgêneros na ficção científica, ele se destaca por sua forma de expressar o mundo totalmente caótico dos personagens, onde eles vivem em um mundo de alta tecnologia, mas em meio a pobreza, passando uma impressão apocalíptica para o lugar que se passa a história.

Um perfeito exemplo de mangá com essa temática é Dorohedoro, a mangaká Q Hayashida soube usar perfeitamente esse subgênero em sua narrativa, sendo uma aventura misteriosa do começo ao fim, em meio a uma enxurrada de problemas para o protagonista.

A história traz personagens cheios de personalidade, que vivem em um meio onde o mais forte sobrevive, mas que fazem de tudo para que seus amigos continuem seguindo, ajudando uns aos outros quando a situação fica séria e problemas acabam surgindo um atrás do outro.

A História

Dois mundos completamente diferentes separados por uma porta. É através dessas portas, que feiticeiros criam usando magia, que o Buraco (onde os mais “fracos” vivem) se torna um local acessível para aqueles com poderes poderem colocar suas habilidades em prática nos moradores do lugar, que são praticamente cobaias desse mundo pós-apocalíptico!

Um dos moradores do Buraco é Caiman, que teve seu corpo modificado, fazendo sua aparência ficar igual a de um lagarto. Mas, junto de sua amiga Nikaido, os dois saem em busca do feiticeiro responsável por essa transformação, na esperança do “homem lagarto” voltar ao normal e descobrir quem está por trás desse mistério.

Ao decorrer do enredo, Nikaido e Caiman se encontram com diversos outros personagens, que vão ajudar e outros que vão atrapalhar sua jornada!

Conclusão

Portanto, ao ler Dorohedoro (algo que todos deviam!!!), você se depara com diversos aspectos do Cyberpunk, do começo até o fim da história, desde os traços da mangaká que trazem uma impressão de “caos”, até mesmo ao lado sombrio e sinistro que os personagens criam no mundo do mangá, em meio a tecnologia e ao modo de vida precário.

Desta maneira, Dorohedoro traz tanto um lado bonito da amizade dos personagens, quanto um lado corrupto daqueles que possuem o poder em suas mãos.

Enfim, se o que você, leitor, está procurando é um mangá que traz: ação, ‘suspense’, mistério, personagens bem construídos e um mundo com temática Cyberpunk (que agora você entende o que é ;)) Dorohedoro é um mangá perfeito para sua leitura. Aproveite!