Naruto

Há uma grande diversidade de gêneros literários no Oriente. Até mesmo os maiores fãs de mangás podem se sentir confusos às vezes, afinal, nem sempre é possível decorar estes gêneros com tanta facilidade.

É um deles? Então esta lista com os estilos mais populares é especialmente para você! Sendo um especialista ou não, você terá sempre essas informações na ponta da língua com a ajuda deste artigo.

Curtiu a ideia? Então, vamos lá!


Shounen

One Piece
REPRODUÇÃO: One Piece.

Para começar, vamos falar do gênero Shounen. Ele é, sem dúvida, o mais popular no Ocidente.

Os Shounens são criados pensando em atingir majoritariamente o público masculino jovem. Com histórias repletas de aventura, lutas épicas e personagens divertidos e carismáticos, estes mangás conquistam até mesmo quem está fora de seu público-alvo.

Poderíamos passar horas recomendando bons mangás deste gênero — acredite, a lista é infinita. Mas entre os mais famosos estão Naruto, Dragon Ball e One Piece.


Shoujo

Fruits Basket
REPRODUÇÃO: Fruits Basket.

Ao contrário do gênero anterior, os Shoujos são voltados para o público infanto-juvenil feminino.

Normalmente, seus arcos envolvem magia, romance e aventura, além de possuírem traços muito agradáveis esteticamente. Temas desagradáveis ou pesados não têm vez por aqui.

Há muitos bons exemplos de Shoujos, mas alguns dos mais populares são Horimiya e Fruits Basket, assim como o clássico Sailor Moon.


Seinen

Vagabond
REPRODUÇÃO: Vagabond.

O gênero Seinen é caracterizado por ter como alvo o público adulto masculino. É, sem dúvida, um dos gêneros favoritos dos colecionadores!

Além disso, ele possui temas mais maduros, como questões psicológicas e violência, e um traço que busca majoritariamente o realismo.

Podemos citar Berserk, Vagabond e Boa Noite Punpun como exemplos de Seinens aclamados pelo público.


Seijin

REPRODUÇÃO: Love Junkies.

Já o gênero “Seijin”, popularmente conhecido como “Hentai” no ocidente, consiste em mangás voltados para o público adulto.

Os temas abordados neste estilo são muito variados, mas sempre com arcos voltados para temáticas eróticas. Os traços também variam muito, sendo feitos conforme o estilo do autor ou segundo o tema secundário da obra.

Alguns Seijins populares são Mulheres e Seus Segredos e Love Junkies, bem como Angel. Por fim, reforçamos que este gênero não é recomendado para menores de 18 anos.


Yuri

REPRODUÇÃO: Bloom Into You.

Agora falaremos do gênero “Yuri” — conhecido também como “Girls Love”. Em resumo, este estilo é voltado exclusivamente para relacionamentos entre duas mulheres/meninas. É uma variante dos mangás Shoujos, atingindo majoritariamente o público feminino jovem.

As abordagens podem variar bastante, indo de algo escolar e cotidiano a uma história envolvendo mundos mágicos. Apesar disso, o romance é sempre o tema principal.

Bons exemplos de mangás/novels Yuri são Citrus, Bloom Into You e Me Apaixonei pela Vilã. Vale a pena dar uma chance!


Yaoi

REPRODUÇÃO: Joy.

Por fim, temos os populares mangás “Yaoi” (ou “Boys Love”). Assim como o estilo Yuri, este gênero aborda relacionamentos homo-afetivos — contudo, desta vez, entre dois homens/meninos.

Da mesma forma, este é um estilo derivado dos Shoujos, atingindo principalmente o público feminino. Além disso, existe também uma grande variedade de abordagens e traços.

On Or Off, Joy e Given são três exemplos muito populares de mangás Yaoi que você pode conhecer. Não se esqueça de nos dizer o que achou depois, em?!


E esta foi a nossa lista dos gêneros de mangás! Há muitos outros estilos que vale a pena conhecer, mas estes são definitivamente os mais populares no Ocidente.

Qual deles é o seu favorito? E quais mangás da lista você espera começar a ler?

Lembrando que diversos deles estão disponíveis na Geek Point, site com uma grande variedade de mangás novos e lacrados. Aproveite para garantir os seus com desconto.

LEIA TAMBÉM: 5 Animes Aclamados Mundialmente