Tanto os colecionadores iniciantes quanto os mais experientes passam por poucas e boas para manter seus mangás bem conservados. Marcas de uso podem carregar boas lembranças, mas nada melhor que olhar aquele mangá do coração na estante e sentir como se tivesse acabado de comprar, né?!

Pensando nisso, a Geek Point preparou este post com dicas de ouro para quem busca preservar sua coleção por muito tempo. Vem com a gente!

1 — deixe seus mangás em um local bem arejado.

Para que durem muito, é essencial deixar seus mangás em um espaço livre de poeira ou fungos. Por isso, coloque-os sempre em algum lugar com uma boa entrada de ar.

Além disso, é sempre bom tentar organizá-los com um pouco de espaçamento entre si, tanto para evitar a proliferação de fungos quanto para que eles não desgastem graças ao espaço apertado.

2 — não limpe seus mangás com produtos químicos.

Muitos não sabem, mas limpar seus mangás com certos produtos pode até estragar a capa e contracapa do mesmo.

Alguns produtos não são próprios para a limpeza de impressos, então é melhor prevenir. O mais seguro é limpá-los com um pano levemente umedecido com água, e higienizar a estante com frequência — e muita paciência — para manter a sujeira longe dos seus preciosos.

3 — tente guardá-los em saquinhos plásticos.

Pode ser chato dificultar a leitura de nossos mangás favoritos embalando-os em um saquinho plástico, mas você pode fazer isso com os que lê com menos frequência. É possível tanto aderir ao zip lock quanto a qualquer saquinho transparente um pouco maior que o seu mangá para protegê-lo.

Além de evitar poeira, os saquinhos podem salvá-los de manchas inesperadas por algum líquido derrubado na estante — o que, não podemos negar, acontece.

4 — evite dobrá-los.

Os mais familiarizados podem achar este item óbvio, mas muitos leitores ainda possuem a mania de dobrar seus mangás até o limite. Além de encher a lombada de dobrinhas, isto pode fazer com que algumas páginas se descolem.

Evite esta prática, e verá que eles ainda estarão como novos após anos de aquisição. O melhor é ler sempre com ambas as páginas à vista.

5 — compre de estabelecimentos confiáveis.

Por fim, muitos não dão tanta atenção a este item essencial. Para que seus mangás estejam sempre bem cuidados, é preciso adquiri-los no melhor estado possível.

A Geek Point é especialista em mangás da mais alta qualidade, procurando trazer sempre títulos atualizados e em perfeito estado. Se você tem preferência por produtos novos e sem uso, procure recorrer a lojas de confiança.


E estas foram as dicas para manter seus mangás sempre lindinhos!

Diz aí: você está iniciando a coleção agora, ou já é mestre na arte de colecionar?

LEIA TAMBÉM: 5 Mangás Boys Love para ler em 2022.